Europcar

Explorar a costa sul de Inglaterra: De Somerset a Dorset

Exploring England's South Coast Shutterstock 1148674877 Hero

A costa sul de Inglaterra é uma verdadeira candidata a uma das melhores costas do mundo. Possui praias apoiadas em falésias épicas, belas colinas e dezenas de cidades pitorescas à beira-mar. E, de facto, quem não gosta disto? 

A costa sul estende-se por centenas de quilómetros desde Cornwall a Kent, mas a parte entre Somerset e Devon possui algumas atrações verdadeiramente impressionantes e áreas deslumbrantes de beleza natural. Vale a pena visitar. 

Gostaria de uma viagem a este poderoso enclave costeiro? Consulte os nossos conselhos:

Vá a Mudeford se estiver mesmo com vontade de exibir o seu fato de banho novo 

Dorset está repleta de enseadas de areia e animadas vilas à beira-mar, onde pode desfrutar do sol, construir algumas esculturas na areia e dar um mergulho no mar, se estiver a sentir-se com coragem! 

Encontrará muitos resorts clássicos à beira-mar (incluindo o adorável Lyme Regis) na costa, mas Mudeford, a este de Dorset, é sempre uma boa opção. Fica na entrada do porto de Christchurch e está cheia de excelentes locais para comer marisco fresco e desfrutar de vistas deslumbrantes sobre a água.

Quer esticar as pernas? A partir de Mudeford, pode passear à beira-mar até à praia de Avon ou continuar até à praia de Friars Cliff, à sombra do Castelo Highcliffe

Se quiser ir um pouco mais longe, pelo mar, pode apanhar um barco até à glamorosa Mudeford Sandbank e esticar-se na areia dourada. A faixa de praia é famosa pelas suas cabanas de praia coloridas, algumas das mais caras do Reino Unido! Olhar, mas não tocar! 

Quer (finalmente) impressionar os seus amigos com o seu conhecimento de geografia em Durdle Door

Tente recordar o que realmente aprendeu há tantos anos. Uma viagem aqui pode refrescar a sua memória. Durdle Door é um arco de calcário que se projeta de forma impressionante sobre o mar. Nos seus antigos livros, deve existir uma razão para tal. 

Encontrá-lo-á a uma curta distância de Lulworth, na Costa Jurássica de Dorset (que remonta aos tempos dos dinossauros) e é cercado por uma bela e espantosa praia que rivaliza com as Caraíbas pelas suas águas azuis cristalinas e areia macia. O tempo pode não ser o mesmo. 

No entanto, pode estar cheia de gente, por isso é boa ideia visitar na época baixa ou a meio da semana, se puder!

Exploring England's South Coast Shutterstock 1486607171 (1)

Prefere o Rei Arthur a festivais lamacentos – não se esqueça de programar a sua viagem a Glastonbury 

Esta atração pode não ser na costa, mas fica a menos de uma hora de automóvel pelas melhores praias de Somerset. 

Além de ser o local e homónimo de um dos maiores festivais do mundo, a área também está envolta em mitos e lendas! Mas se não apreciar lama e grandes multidões, evite vir no final de junho. 

Glastonbury Tor é uma colina em forma de cone com uma igreja antiga no seu cume e é considerada por muitos como o local de Avalon: a lendária ilha onde a espada Excalibur do Rei Artur foi criada. Agora, não terá a oportunidade de a retirar do solo, mas mesmo assim, é muito interessante. 

Quer seja crente ou não, Glastonbury é um dos locais mais espirituais do Reino Unido e Tor vale a pena de uma visita se se aventurar pela costa sul da Inglaterra. 

Procura aventura e emoção na Ilha de Portland

Ansioso por uma descarga de adrenalina? A costa sul é muito mais do que praias bonitas. Às vezes, os penhascos também são úteis. 

Os penhascos escarpados de Portland são locais privilegiados para aventuras de rapel ou escalada, além de fazer parte do South West Coast Path, se pretender uma caminhada panorâmica ou um passeio de bicicleta. 

E a água também é muito divertida! As condições de vento forte ao longo da costa tornam-na ideal para windsurf ou vela. Na verdade, a ilha abriga a Academia Nacional de Vela que foi a anfitriã de alguns dos eventos de vela olímpica em 2012! 

Se está a ficar sem forma de manter as crianças entretidas, vá até Weston-Super-Mare

Está de férias com as crianças? Sempre à procura de algo para as manter entretidas? 

Não podia pedir mais do que um resort de férias tradicional em Weston-Super-Mare. O seu movimentado Grand Pier está repleto de parques de diversões e barraquinhas de algodão doce. Que excelente lugar para visitar e se divertir em família!  A cidade na costa de Somerset também possui uma das maiores praias de areia do Reino Unido, o que significa que terá muito espaço para se esticar! E para as crianças correrem. 

Comer gelados, fazer castelos de areia e andar de montanha-russa não é o suficiente? Não se esqueça de consultar o calendário de eventos do resort. Os destaques incluem os festivais gastronómicos Weston-Super-Mare (com culinária saborosa para todos) e o Weston Air Festival. Sim, verá os Red Arrows!

A Costa Jurássica agradar-lhe-á se o seu animal favorito em criança tiver sido um dinossauro (e ainda for!)

Já viu o filme, agora vá até lá. 

Estendendo-se por 150 km de East Devon até às monumentais Old Harry Rocks em Dorset, a Costa Jurássica existe há milhões de anos e, sem qualquer surpresa, recebeu o nome dos dinossauros que, em tempos, caminharam pelas suas costas e pelos seus penhascos. 

Embora estes poderosos animais possam ter desaparecido há muito tempo, o litoral é conhecido desde sempre como um ponto importante para a descoberta de fósseis e foi mesmo reconhecido pela UNESCO como um lugar extremamente importante para a geologia global!

Quer envolver-se com os dinossauros? O Charmouth Heritage Coast Centre é um excelente lugar para começar uma excursão pela Costa Jurássica. Encontrará centenas de fósseis, além poder fazer passeios organizados às praias próximas entre Charmouth e Lyme Regis. 

Exploring England's South Coast Shutterstock 1607328061

Mover-se na costa sul de Inglaterra

Sente-se numa expedição à costa sul? Bem, não existe melhor forma de explorar a costa sul de Inglaterra do que de automóvel! Assim, tem verdadeiramente a liberdade de ir ao seu próprio ritmo e visitar atrações que normalmente não pode com transportes públicos!

Se pretender mais conselhos sobre o que ver e fazer no Reino Unido, porque não descobrir como aproveitar ao máximo as Terras Altas da Escócia ou consultar o nosso guia das praias mais bonitas da Grã-Bretanha?   

Consulte outros artigos

Mais Europcar