Política de Privacidade

A Europcar® é o líder europeu no aluguer de automóveis e veículos comerciais ligeiros e opera em mais de 140 países, através de filiais e agentes próprios. Uma estação de aluguer de veículos com a marca Europcar pode ser operada por uma empresa membro do Europcar Mobility Group. Ao alugar um carro na Europcar, os seus Dados Pessoais serão processados pela Europcar International S.A.S.U., em particular para a gestão da sua conta online e reserva e pelas entidades locais da Europcar, que prestam o serviço localmente.

Parte 1 - Actividades de processamento realizadas pela Europcar International S.A.S.U

A Parte 1 desta Política de Privacidade não se aplica aos nossos franchisados e subsidiárias e aos seus websites ou aplicações móveis. Como empresa-mãe do Europcar Mobility Group, a Europcar International S.A.S.U., com sede social em 13 ter Boulevard Berthier, 75017, Paris (doravante referida como "nós", "nos" ou "nosso(s)") é o "Controlador de Dados" dos seus Dados Pessoais recolhidos e processados através deste website e das nossas aplicações móveis para os fins definidos abaixo. Quando nos comunica os seus Dados Pessoais ou quando recolhemos Dados Pessoais sobre si, comprometemo-nos a utilizá-los em conformidade com a presente nota informativa.

1. Que Dados Pessoais recolhemos sobre si?

Na qualidade de empresa-mãe do Europcar Mobility Group, a Europcar International S.A.S.U. recolhe e processa várias categorias de Dados Pessoais relacionados com este website e com as nossas aplicações móveis, de modo a permitir-lhe beneficiar dos produtos. Por Dados Pessoais, entendemos não só os dados que o identificam diretamente, mas também os dados que o identificam indiretamente como o seu Driver ID ou o Número de Identificação do Veículo (VIN) anexado ao seu veículo de aluguer.
As categorias de Dados Pessoais que recolhemos incluem as seguintes:
  • Os seus dados de identificação: apelido, nome próprio, endereço de correio eletrónico, número de telefone, endereço postal, data de nascimento, identificador de conta
  • Se aplicável, dados de identificação do(s) condutor(es) adicional(ais): apelido, nome próprio, endereço de correio eletrónico, número de telefone, endereço postal
  • A sua carta de condução e a do(s) condutor(es) adicional(ais), se carregar a sua carta de condução em linha;
  • Dados de pagamento: números de conta, números de cartão, etc;
  • Informações sobre a reserva do seu veículo, nomeadamente para a gestão de eventuais programas de fidelização;
  • Dados relativos à sua navegação no nosso sítio Web ou nas nossas aplicações móveis;
  • Dados relativos aos seus inquéritos de satisfação.

2. Para que finalidades tratamos os seus Dados Pessoais?

Recolhemos e tratamos os seus Dados Pessoais para várias finalidades e de acordo com os seguintes fundamentos jurídicos:
FINALIDADE DO TRATAMENTO
FUNDAMENTO JURÍDICO PARA O TRATAMENTO
A criação e gestão da sua conta cliente online no nosso website ou aplicações móveis.
Esta atividade de tratamento baseia-se na aceitação dos termos e condições de utilização do nosso website ou das nossas aplicações móveis.
Managing your reservation and rental contract through a central booking engine, in particular to: collect the data necessary to organize your booking; communicate this data to the concerned service, and manage your payment
A gestão da sua reserva e contrato de aluguer, em concreto para:
- Confirmar, modificar ou cancelar a sua reserva;
- Para comunicar consigo relativamente à sua reserva e aluguer (por exemplo, para lhe fornecer informações sobre a sua reserva e aluguer, para lhe enviar notificações de aviso antes de devolver o seu veículo, e para responder às suas perguntas ou sugestões);
- Gerir o seu aluguer;
- Gerir o seu pagamento e as suas faturas;
- Gerir a cobrança de valores em dívida (incluindo custos subsequentes especificados no contrato de aluguer de serviços, tais como portagens, coimas por infrações de trânsito, ou indemnização por danos no veículo);
- Gerir as reclamações;
- Adquirir e gerir seguros para o seu veículo.
These processing activities are based on our legitimate interest to ensure the execution of the rental services contract that you enter into. You can choose to register your credit card for your future bookings.
Sending you emails about 
special offers and promotions
 to promote our products and services.
This processing activity is subject to your consent.
Sending you an email in order to collect your 
feedback
 on your rental.
This process is based on our legitimate interest to have a better knowledge of its customers' needs and to improve its services and customer service.
Managing your 
loyalty program
 and third party partnership loyalty program
This processing is based on the execution of the loyalty program terms and conditions.
The operation of the 
"chat"
 in real time on our website.
This processing is based on your consent collected via the cookies banner
Analysis of the navigation data on our website and mobile applications
Please refer to our Cookie Policy.

3. Quem são os destinatários dos seus dados pessoais?

3.1. Categorias de destinatários

Os seus dados pessoais podem ser comunicados aos nossos funcionários, aos nossos representantes autorizados, a outras empresas do nosso Grupo e aos nossos agentes e intermediários mandatados para lhe fornecer os nossos produtos e serviços e, se necessário a. à agência Europcar relevante que irá prestar o nosso serviço, em particular para os fins descritos abaixo (ver Parte 2); b. aos nossos subcontratantes, em especial aos nossos fornecedores de serviços de TI para fins de alojamento, manutenção ou desenvolvimento, que nos ajudam a fornecer-lhe os nossos produtos e serviços. Estes podem ser entidades que são membros do nosso Grupo ou prestadores de serviços externos; c. agências de marketing para nos ajudar a recolher e analisar a satisfação dos nossos clientes;
d. aos nossos parceiros ou aos do nosso Grupo, em particular para lhe permitir recolher pontos de fidelização quando é membro do seu programa. A lista de parceiros do Europcar Mobility Group está disponível: AAdvantage; Accor Hotel; Aeroflot; Air Europa; American Express Rewards; Asia Miles; Biglife SDN BHD (Air Asia); Delta Airlines; Ecos Mobility & Hospitality Private Limited; Emirates SkyWard; Finnair Plus; Fly SAS; Flying Blue; Gulf Air Falcon Flyer; Lufthansa; Melia Rewards; Miles & More; Oman Air Sindbad; Qatar Privilege Club; Parc Asterix; Radisson Rewards; Routes Car Rental; Royal Air Maroc; Shouqi Car Rental & Leasing Limited Liability Company; Silvercar; Singapore Krsiflyer; TAP Miles & Go; Times Mobility Co LTD; Turkish Airlines; Ubeeqo; UIA Panorama Club. Poderemos também divulgar os dados pessoais do utilizador às autoridades competentes, de acordo com as leis e regulamentos aplicáveis.

3.2. Transferências internacionais

Para lhe fornecermos os nossos produtos e serviços, podemos recorrer a prestadores de serviços situados fora da União Europeia. No caso de o veículo ser reservado no estrangeiro, as transferências de dados serão efectuadas no país em questão, a fim de lhe fornecer as nossas soluções de mobilidade. Dependendo dos pressupostos, alguns destinatários podem estar localizados em países reconhecidos pela Comissão Europeia como proporcionando um nível adequado de proteção de dados pessoais ou em países que não foram reconhecidos pela Comissão Europeia como proporcionando esse nível de proteção. Em qualquer caso, implementámos medidas de proteção adequadas para proteger os seus dados pessoais de acordo com os regulamentos de proteção de dados.

4. Durante quanto tempo conservamos os seus dados pessoais?

Os seus dados pessoais são conservados durante diferentes períodos de tempo, consoante as finalidades do tratamento em causa: Finalidades do tratamento
  • Criação e gestão da sua conta de cliente online no nosso sítio Web ou nas nossas aplicações móveis.
  • Gestão da sua reserva e do seu contrato de aluguer através de um motor de reservas central, nomeadamente para: recolher os dados necessários para organizar a sua reserva; comunicar esses dados ao serviço em causa e gerir o seu pagamento
  • Enviar-lhe e-mails sobre ofertas especiais e promoções para promover os nossos produtos e serviços.
  • Enviar-lhe um e-mail para recolher a sua opinião sobre o seu aluguer.
  • Gerir
  • O seu programa de fidelidade e o programa de fidelidade de parceiros terceiros
  • O funcionamento do "chat" em tempo real no nosso sítio Web.
  • Análise dos dados de navegação no nosso sítio Web e nas nossas aplicações móveis.

Períodos de retenção de dados

  • 3 anos a partir do fim da relação contratual ou até à confirmação da eliminação da sua conta, se o solicitar.
  • 5 anos a partir do fim do aluguer
  • Se o utilizador é cliente da Europcar, 3 anos a partir do fim da relação comercial com a CE.
  • Se não é cliente da Europcar, 3 anos a partir da recolha dos seus dados pessoais OU a partir da última vez que nos solicitou informações
  • 12 meses a partir da recolha de dados
  • Durante o período de adesão ao programa de fidelização e até 4 anos após o fim da validade dos seus pontos de fidelização
  • 3 anos a partir do seu último contacto comercial connosco
  • Consulte a nossa Política de Cookies.

5. Que direitos pode exercer relativamente ao tratamento dos seus dados pessoais?

Dentro dos limites e condições permitidos pela regulamentação em vigor, o utilizador pode:
  • aceder aos seus Dados Pessoais e obter mais informações sobre as características do tratamento que efectuamos;
  • solicitar que os seus Dados Pessoais sejam corrigidos, actualizados e apagados, sendo especificado que o apagamento só pode ser efectuado quando (i) os dados já não são necessários para os fins para os quais foram processados, (ii) retira o seu consentimento e não existe outra base legal para o processamento, (iii) se opõe ao processamento dos seus dados pessoais e não existe um motivo legítimo imperioso para o processamento (iv) foi estabelecido que os seus dados pessoais foram processados ilegalmente, (v) os dados pessoais devem ser apagados para cumprir uma das nossas obrigações legais
  • se opõe ao tratamento dos seus dados pessoais com base em interesses legítimos, o que pode verificar consultando o quadro apresentado na parte "Para que fins tratamos os seus dados pessoais" e, em particular, a coluna "Base jurídica do tratamento"
  • opõe-se ao tratamento dos seus Dados Pessoais para fins de prospeção comercial
  • receber os dados pessoais que nos forneceu ou solicitar-nos que os transmitamos a terceiros quando o tratamento dos seus dados pessoais (i) tiver sido efectuado por meios automatizados e (ii) se basear no seu consentimento ou na execução de um contrato que nos vincule
  • solicitar a limitação do tratamento dos seus dados pessoais, o que significa que não poderemos utilizar os seus dados pessoais durante um período de tempo definido. Pode exercer este direito quando: a) contestar a exatidão dos seus dados pessoais durante um período de tempo que nos permita verificar a exatidão dos seus dados pessoais; b) o tratamento dos dados pessoais for ilegal e se opuser ao apagamento dos seus dados pessoais, exigindo, em vez disso, que a sua utilização seja limitada c) já não necessitarmos dos seus dados pessoais, mas estes continuarem a ser necessários para a declaração, o exercício ou a defesa de acções judiciais d) se opuser ao tratamento por motivos relacionados com a sua situação particular, enquanto verificamos se os motivos legítimos por nós prosseguidos prevalecem sobre os seus.
  • retirar o seu consentimento para um tratamento baseado no seu consentimento
  • apresentar uma queixa a uma autoridade de controlo. Em França, pode contactar a Commission nationale de l'informatique et des libertés (CNIL) em cnil.fr.

6. Como exercer os seus direitos?

Se pretender obter mais informações sobre as disposições da presente nota informativa ou contactar o nosso responsável pela proteção de dados, pode também escrever-nos para o seguinte endereço: 13 ter Boulevard Berthier, 75017, Paris , ou por correio eletrónico para: dpo@europcar.com Para exercer os seus direitos, deve provar a sua identidade, indicando claramente o seu apelido, nome próprio, identificação do condutor e qualquer informação útil que nos permita identificá-lo (como o local e a data do seu último aluguer de veículo). Deve igualmente indicar-nos o endereço eletrónico ou o endereço físico para o qual pretende que lhe seja enviada a resposta.

7. Como é que protegemos os seus Dados Pessoais?

A Europcar International S.A.S.U está empenhada em proteger a informação que recolhe através do nosso website e aplicações móveis. Em particular, a Europcar International S.A.S.U utiliza medidas de segurança físicas, técnicas e organizacionais adequadas para evitar o processamento não autorizado ou ilegal, perda acidental ou destruição ou danos nos seus dados pessoais.

8. Alterações a esta nota informativa

Esta nota informativa sobre as Atividades de Processamento realizadas pela Europcar International foi atualizada pela última vez em 20 de abril de 2022.

Parte 2 - Actividades de Processamento realizadas pelas entidades locais da Europcar (ou seja, Franchisados ou subsidiárias da Europcar)

As Entidades Locais da Europcar (Franchisados ou subsidiárias) que lhe prestam os serviços, podem implementar outras atividades de tratamento relativamente aos seus Dados Pessoais. Convidamo-lo a consultar a sua Política de Privacidade que está acessível no seu próprio website local para qualquer questão relacionada com a proteção dos seus Dados Pessoais processados por estas Entidades Locais da Europcar.