Crise na Ucrânia - informação para viajantes e clientes

O ataque em curso à Ucrânia por parte das forças militares russas suscita muitas preocupações e dúvidas, do ponto de vista humanitário, claro, mas também em termos de impacto nas nossas operações, em consequência, nomeadamente, das sanções internacionais tomadas contra a Rússia e a Bielorrússia.
Criámos esta página para o manter atualizado sobre o que deve saber caso tenha uma reserva connosco OU antes de tentar efetuar uma reserva connosco.
1. Todos os destinos da Ucrânia, Rússia e Bielorrússia já não podem ser reservados / já não estão disponíveis.
2. Não é possível atravessar a fronteira Ucraniana com um dos nossos veículos.
Atualmente, a Ucrânia é uma zona de guerra: as companhias de seguro não fornecem qualquer tipo de cobertura em todo o território Ucraniano.
3. Se possuir um Visa, Mastercard ou American Express emitido na Rússia, ou outro meio de pagamento emitido por um banco banido da rede SWIFT (Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunications): VTB Bank, Bank Otkritie, Novikombank, Promsvyazbank, Rossiya Bank, Sovcombank, VEB e o Russia's Development Bank (até à data).
  • Não poderemos dar seguimento à sua reserva, nem diretamente através dos nossos sistemas, nem através de um intermediário (Expedia, RentalCars, CarTrawler,…).
  • Também não conseguiremos reembolsá-lo caso tenha reservado antes da altura em que as sanções internacionais foram implementadas.
  • De salientar que também não aceitamos dinheiro, nem euros nem qualquer outra moeda local. Além disso, em conformidade com as sanções internacionais implementadas contra pessoas no contexto do conflito ucraniano, não poderemos prestar-lhe serviços se o seu nome surgir numa das listas emitidas: pela OFAC, Reino Unido, UE, ONU.


---

Solidariedade com a Ucrânia e com o Povo Ucraniano

---

Nos últimos dias, recebemos vários pedidos de pessoas, OGN e associações que necessitavam de veículos para apoiar o povo ucraniano com alimentos, medicamentos ou para ajudá-los a sair de zonas de guerra. Infelizmente, não conseguimos dar uma resposta positiva à maioria, já que eram demasiados.
Enquanto empresa de serviços de mobilidade bastante enraizada na Europa, estamos convencidos de que a situação impõe solidariedade e que todo o apoio e ajuda importam. É por isso que, para além da doação ao nível do Grupo à UNHCR (Agência das Nações Unidas para Refugiados), vários países da nossa rede estão atualmente a cooperar com organizações e associações locais à sua escolha, todas envolvidas em ações humanitárias para o povo ucraniano. A Europcar Mobility Group Alemanha, por exemplo, forneceu nos últimos dias viaturas para a entrega de alimentos e abastecimentos aos refugiados e transportá-los da fronteira polaca para as cidades que os acolhem. A nossa franchisada polaca e as suas equipas também estão a fazer um trabalho fantástico no apoio aos seus colegas ucranianos, bem como ao povo ucraniano, de todas as formas possíveis .
Caso pretenda juntar-se ao movimento internacional de solidariedade e apoiar a Ucrânia, sugerimos que faça uma doação à UNHCR: https://www.unhcr.org. Com o povo Ucraniano a fugir em massa de combates e bombardeios, a UNHCR está a mobilizar recursos - e precisa urgentemente de donativos para responder da forma mais rápida e eficaz possível.