Portugal: viagem de carro de norte a sul

Portugal: viagem de carro de norte a sul

03.06.2025

11 min. para ler

Compartilhar em

Default post image

Portugal encontra-se entre o extremamente movimentado e o monótono. É possível atravessar Portugal de carro em uma semana sem perder nenhum ponto turístico importante. Dado que o país possui uma abundância de “tudo o que vale a pena ver”, os motoristas ficarão agradavelmente surpreendidos a cada viagem. Pode-se desfrutar de um copo de vinho em uma deslumbrante vinha no topo de uma colina e, menos de um minuto depois, ficar maravilhado com as ondas do Oceano Atlântico batendo em falésias douradas. Cada curva, desde os vales esmeralda do norte até as deslumbrantes praias arenosas do centro, promete surpreender.

Percorrer toda a extensão costeira, começando no Porto (41.1496° N, 8.6109° W) no norte até chegar ao Algarve, permite absorver as vistas deslumbrantes de Portugal enquanto relaxa. Portugal é, sem dúvida, um espetáculo a contemplar, mas oferece surpresas inesperadas durante as viagens, onde os objetivos se tornam pontos de referência.

Parte 1: Porto e o Vale do Douro (41.1496° N, 8.6109° W)

O Porto é o ponto de partida para uma viagem de carro em Portugal por uma razão. É a cidade mais deslumbrante de Portugal e consegue capturar o seu coração com características como o charme do velho mundo e as vistas encantadoras do Rio Douro. É por estas razões que turistas de todos os cantos do mundo visitam frequentemente o Porto. Tudo no Porto é simplesmente encantador. Se estiver no Porto, não se esqueça de provar o peixe assado e o vinho do Porto.

 

Os turistas madrugadores passeiam e tomam café, definitivamente não deixam para depois. Imagine-se a tomar uma bica enquanto aprecia as vistas requintadas da água e do Porto, tudo inundado de luz solar. Depois disso, a parte mais deslumbrante de qualquer viagem chega: a Ponte Dom Luís I. Caminhar por ela não só captura vistas impressionantes, mas garante que a experiência fique guardada para toda a vida. O Porto também possui deslumbrantes caves de vinho do Porto; lembre-se de explorá-las.

 

Sem dúvida, o melhor momento para desfrutar do Porto é durante o pôr do sol; isso dá à cidade uma estética surreal. A sua próxima paragem deve ser a estrada que começa no Porto e continua até o Vale do Douro, no lado leste. Na minha opinião, é a rota mais cénica e captura as vistas deslumbrantes das colinas e cascatas. No entanto, é essencial a rota que se toma ao conduzir entre Peso da Régua e Pinhão, pois esta é a mais espetacular.

pexels-magda-ehlers-pexels-2549572

Bom saber

Ao dirigir para o sul, considere alugar um carro só de ida do Porto para Lisboa ou Faro, que pode ser retirado e devolvido nas estações da Europcar convenientemente localizadas. Dessa forma, evita-se o incômodo de itinerários de condução complexos e poupa-se quilometragem para condução desnecessária. Um fato menos conhecido é que se deve reservar o serviço de portagem eletrónica com o seu aluguer, poupando-lhe o incômodo de lidar com o sistema de portagens complicado de Portugal. Pode parar em adegas familiares para provar vinho, desfrutar de um longo almoço num restaurante local ou simplesmente fazer pausas de dez minutos para tirar fotos (o que acabará por fazer). Se é fã de lugares calmos e ligeiramente remotos, o Douro roubará completamente o seu coração.

Parte 2: Coimbra e Nazaré (40.2110° N, 8.4292° W)

Coimbra é uma das cidades mais antigas de Portugal, e quase toda ela está repleta de uma impressionante mistura de cultura e história. Ainda assim, não se exibe como o Porto ou Lisboa, reunindo artefatos de várias décadas. Não se deixe enganar, porém; Coimbra é um espetáculo a contemplar devido à sua rica cultura, património e paixão pela educação, tudo graças à famosa universidade localizada aqui. Deixando de lado tudo isso, está a Universidade de Coimbra, que abriga a Biblioteca Joanina, que pode facilmente competir em beleza com qualquer estrutura moderna, capturando a nossa biblioteca de aparência cinematográfica.

Capas encharcadas de tecido preto podem ser vistas nos estudantes, o que faz parecer que uma capa é colocada sobre os seus corpos em vez de vestida. Estas oferecem-nos uma vista absolutamente deslumbrante, e os inúmeros bancos escolares espalhados permitem que se encontre pessoas nas ruas de Coimbra. Além destes espetáculos, a cidade é uma mistura suave de paz e agitação, atingindo o estado de relaxamento que todos almejamos. Aqui, permanece muita disputa entre arte e pensamento intelectual.

 

Olhando para o horizonte após um pouco de chá com limão para uma perspectiva ao nível dos olhos da colina, a visualização exagerada da Nazaré automaticamente eleva a costa a outro nível no Oeste, mas não antes de 90 minutos de decifração da vista caótica do oceano Atlântico. Estas duas palavras, quando apresentadas juntas, “Nazaré” e “Praia do Norte”, resultam em vistas de cair o queixo das ondas sublimes, juntamente com surfistas que aproveitam as forças mágicas das poderosas ondas. Mesmo que o surf não seja o seu desporto favorito, tem de apreciar a estética das ondas do oceano. Para tais vistas deslumbrantes, dê um passeio até o farol localizado no Forte de São Miguel Arcanjo. Depois, pode voltar à vila para saborear alguns mariscos deliciosos que provavelmente estavam a nadar ainda no início do dia.

 

Coimbra oferece cultura artística e caráter, e Nazaré é onde a adrenalina encontra a brisa do oceano. Juntas, estas criam uma combinação extraordinária para este segmento da viagem.

pexels-gsn-travel-28386070

Parte 3: Lisboa e Sintra (38.7169° N, 9.1399° W)

Pode já sentir a energia intoxicante da cidade ao chegar a Lisboa. A capital recebe-o com deslumbrantes pavimentos de mosaico incansáveis, com maravilhas de agitação, caráter e diversidade.

 

Dificuldades com estacionamento? Então, depois de estacionar, sinta-se à vontade para se entregar a caminhadas para explorar ou dar um passeio nos velhos elétricos amarelos que percorrem o coração da cidade. A parte mais antiga da cidade, Alfama, apresenta todas as encantadoras ruas sinuosas, bem como os sons da música Fado que fluem dos pequenos cafés. Definitivamente, não perca Belém. Isso oferece-lhe a oportunidade de caminhar ao lado do património principal do país e oferece uma visão clara da impressionante Torre de Belém, bem como pastéis de nata recém-assados.

 

Não pode apressar-se numa cidade como Lisboa. É uma escalada exaustiva, desencadeando uma vista recompensadora no topo que surpreendentemente encontra enquanto sobe. Um pequeno bar de vinhos inesperadamente encantador com um guitarrista a tocar alegremente. Aleksic, F. Deixe-se envolver. Agora, vamos olhar para o segundo dia da nossa viagem. O foco é Sintra. Logo abaixo de Lisboa, a encantadora pequena cidade fica a 40 minutos de distância. Existem jardins tão requintados que o farão pensar que fadas participaram do seu design, palácios em tons pastel e até florestas enevoadas. Tudo brilhante e encantador, o Palácio da Pena é a grande atração aqui também. Com torres esguias e escadarias secretas, certamente capturará o seu coração, assim como a Quinta da Regaleira.

Se esses locais não forem suficientes, vá em frente e adicione o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental do continente, com falésias em camadas. É o local perfeito para aqueles que procuram uma sensação de nostalgia por pegar a estrada aberta, com ventos nos cabelos.

pexels-daniel-1547735

Parte 4: Alentejo e Évora (38.5710° N, 7.9135° W)

À medida que viaja mais para o interior, começará a observar algumas mudanças. A quantidade de tráfego diminui, as estradas tornam-se mais retas e os campos anteriormente ocupados transformam-se em áreas espaçosas salpicadas de sobreiros e oliveiras. Alentejo – como é chamado – é o coração de Portugal.

 

Deve fazer de Évora a sua casa temporária. Embora seja categorizada como uma cidade, parece mais um museu rústico de ar antigo. As majestosas muralhas das torres animam-se como o interior de um templo romano. Uma capela de ossos em uma forma maravilhosamente peculiar abriga a Capela dos Ossos. O ritmo central é mais lento do que o habitual, oferecendo vários cheiros e essências enquanto permanece intemporal sob o sol implacável. Inspire o aroma de jasmim e rochas aquecidas e testemunhe um templo único que esgota o seu fôlego.

 

E há muito mais em Évora. Se o tempo livre não fosse um recurso escasso para si, a verdadeira magia poderia ser encontrada em lugares como Monsaraz ou até mesmo Estremoz, que o preparam para um estado de relaxamento eterno. Regiões como estas têm as famosas aldeias de praça de pinos, que capturam a sua atenção, forçando-o a ficar mais um dia para perder o desejo de querer partir.

A comida servida aqui? É profunda, picante e deve ser saboreada lentamente. As adegas locais oferecem vinhos tintos de sabor intenso que são acompanhados por porco preto, queijo de ovelha e caldos de pão. Assim, ocorre o fenómeno onde as refeições progridem em conversas encantadoras que se estendem por longos períodos.

 

Desdobra-se silenciosamente como uma sinfonia e mantém um calor “despreocupado” esculpido no seu ritmo. Se o seu itinerário exige um descanso final, este é o lugar para encontrá-lo.

pexels-ana-figueiredo-454123-1413968

Parte 5: O Algarve e Lagos (37.1028° N, 8.6742° W)

À medida que se dirige para o sul, as planícies douradas transformam-se em falésias, enseadas e águas azul-esverdeadas do Algarve, conhecido pelas suas praias. No entanto, há muito mais para explorar. É muito mais do que uma cidade de praia no Algarve.

Lagos é o seu ponto de base. É uma cidade encantadora do Algarve, famosa pelas suas ruas de calçada e mercados coloridos favoritos. Aqui estão as praias mais requintadas e uma ampla gama de atrações prontas para visitar.

Começando pela manhã, caminhe calmamente nas formações rochosas douradas ao longo do mar que o vento e o mar esculpiram em Ponta da Piedade, que possui vistas grotescas de beleza irreal. A partir daqui, desça até à Praia do Camilo ou Praia Dona Ana, que são renomadas graças às suas costas incomparáveis e natureza tranquila. Pequenas, mas difíceis de esquecer.

Ou alugue um caiaque e explore a verdadeira beleza das grutas marinhas de perto. Alternativamente, pode sentar-se, abrir a sua toalha, pedir uma cerveja gelada no bar à beira-mar e celebrar o sol poente.

 

Para uma cidade tranquila e caiada de branco, onde o fluxo do tempo parece suspenso, dirija-se a leste até Tavira. Se alguém quiser sentir-se pequeno em comparação com a natureza, com falésias a cair no mar, Sagres, na ponta sudoeste da Europa envolta em vento, pode servir como o destino perfeito.

 

Em termos de comida, o marisco não é melhor aqui. Um simples jantar de polvo grelhado, vinho branco, amêijoas com alho e peixe-espada inteiro assado nas brasas é perfeito com um copo de Vinho Verde.

 

O Algarve é um dos poucos lugares onde os motoristas podem desacelerar o ritmo. Não há mais nada a encontrar, exceto a brisa suave, a comida suculenta e o ritmo do mar, que significa chegada, tudo em coexistência harmoniosa.

pexels-annamw-1738762

Resumo do Itinerário

Abaixo está um resumo da viagem de norte a sul que pode ser feita em 5 a 10 dias, dependendo do seu ritmo:

  • Porto: Visite a zona ribeirinha, percorra os vinhedos do Vale do Douro e prove o vinho do Porto em Vila Nova de Gaia.
  • Coimbra: Absorva intelectualmente uma cidade no topo da colina com uma das universidades mais antigas da Europa.
  • Nazaré: Desfrute da icónica vila piscatória e veja as ondas monstruosas a bater na praia do norte.
  • Lisboa: “Alfama”, elétricos amarelos tradicionais, pastéis de nata e Sintra de conto de fadas.
  • Évora: Ruínas romanas, capelas de ossos e comida local na região do Alentejo.
  • Lagos (Algarve): Costas, praias secretas, grutas marinhas e o ritmo lento do sul de Portugal. Termine a sua viagem aqui.

Para aqueles que planeiam um itinerário personalizado, o aluguer de carro em Portugal é a opção de transporte mais conveniente. A Europcar oferece locais de recolha e entrega personalizados de norte a sul para atender às necessidades dos viajantes, permitindo-lhes assim focar-se em desfrutar da sua viagem em vez de desperdiçar preciosas horas a planear.

Voltar aos artigos

EXPLORE NOSSOS OUTROS ARTIGOS