Europcar

Costa da Morte da Galiza: Explorar a inspiradora Costa da Morte de Espanha

Galicia's Coast Of Death Hero Shutterstock 1256539213

Gosta de tudo quanto é macabro e misterioso? Temos uma viagem para si – a assustadoramente chamada Costa da Morte em Espanha! Conheça este ponto turístico e a razão porque o deve colocar na sua agenda com o nosso guia especializado…

Onde fica a Costa da Morte e de onde vem o seu nome?

Encontrará a bela Costa da Morte na costa nordeste da Galiza e na província conhecida de A Corunha. Trata-se de uma extensão impressionante entre Muxia e Malpica, com enseadas acidentadas, miradouros elevados e charmosas vilas de pescadores onde pode degustar os pratos da deliciosa comida galega. 

Se se pergunta como esta faixa de costa espetacular recebeu o seu nome, uma das explicações está, de facto, ligada à morte. Ao longo dos séculos, o litoral rochoso da Costa da Morte, as fortes correntes e as ondas ferozes provocaram o naufrágio de diversos navios ao longo da sua costa. 

Existe também outra possível razão por trás do nome menos atraente desta costa. E, se gostar de mitos e lendas, vai adorar! A localização da Costa da Morte, no extremo oeste da Europa Continental, era supostamente considerada o fim do mundo por civilizações antigas, tais como os Romanos e os Celtas. Graças ao pôr do sol ininterrupto, muitos deles até acreditaram que era a porta para a vida após a morte! Adivinhe? Não é. 

O que há para ver e fazer ao longo da Costa da Morte?

Se esta faixa costeira, selvagem, mas espetacular parece ser para si, eis algumas coisas que quererá por no seu itinerário da Costa da Morte:

Para os apreciadores de marisco fresco, vá a Malpica

Por ser uma região costeira, não é surpreendente que a Costa de Morte seja famosa pelo seu incrível marisco. Existem inúmeras e pitorescas vilas de pescadores aninhadas ao longo da costa, incluindo a bela Malpica, que possui um enorme mercado onde pode observar os pescadores locais a descarregar a sua faina diária. É o local perfeito para visitar se planear as suas próprias refeições durante a sua viagem de automóvel em Espanha e quiser mexilhões e marisco muito saboroso!

Galicia's Coast Of Death Shutterstock 1645860871

Para os observadores de pássaros, experimente o Santuário Santo Hadrián do Mar

Planeia uma viagem a Espanha no final do verão ou no início do outono? É a melhor época do ano para ver as aves migratórias no céu em direção às Ilhas Sisargas – uma reserva natural protegida perto da Costa da Morte.  

Algumas das melhores paisagens do oceano e dos seus habitantes animais podem ser apreciadas do Santuário Santo Hadrián do Mar, ao norte de Malpica. O edifício homenageia São Adriano que, segundo a lenda, uma vez, ajudou as aldeias locais a terminar com uma praga de cobras… 

Para artes e ofícios incríveis, torne Buño a sua prioridade 

A herança e as tradições ancestrais da Costa da Morte significam que existe imensa cultura para ver. Os admiradores de belos produtos para a casa não podem deixar de parar em Buño, uma vila a menos de dez minutos de automóvel de Malpica. 

Buño produz uma bela cerâmica há séculos e ainda tem uma indústria próspera utilizando técnicas históricas. Poderá conhecer tudo isto no Ecomuseo Forno do Forte da vila, experimentar a sua própria produção numa olaria local ou simplesmente comprar para levar para casa como recordação. 

Para um pôr do sol espetacular, Nemiña não tem igual 

Adora tirar centenas de fotos para obter o instantâneo perfeito do pôr do sol? Bem, os da Costa da Morte são literalmente lendários! Embora possa ver o sol a desaparecer no oceano em todos os pontos ao longo da costa, a praia de Nemiña é um local excelente que quiser mesmo estar na areia. 

De dia, é o paraíso dos surfistas (existem até algumas escolas de surf). Ao anoitecer, o céu torna-se num caleidoscópio de cores que se refletem na água. Pode chegar a pé a Nemiña a partir da aldeia vizinha de Lire (o percurso tem cerca de 2,5 km de extensão) ou pode conduzir ao longo de uma estrada rural com espetaculares vistas até à praia. 

Galicia's Coast Of Death Shutterstock 772639306

Para natação abrigada, Laxe não tem igual 

Apesar da reputação da Costa da Morte pelas suas fortes ondas, existem algumas praias mais abrigadas, ideais para nadar. Laxe é uma delas, excelente para famílias que sonham com dias amenos de praia. 

Encontrará Laxe a uma hora de distância da cidade de A Corunha e a 70 minutos de Santiago de Compostela. Localizada na calma baía de Cabanas, a sua extensa praia é banhada por pequenas ondas onde até os bebés podem chapinhar. Existem também vários pontos espalhados ao longo da costa onde pode desfrutar de saborosas tapas locais com vistas fantásticas! 

Para os curiosos com as tradições locais, conheça Virxe da Barca 

Localizado a poucos passos de Muxia, o santuário da Virxe da Barca (Virgem do Barco) foi construído no século XVII como santuário para proteger os marinheiros e os pescadores dos perigos do mar. O seu nome tem ligações a uma lenda local sobre o Apóstolo Tiago, que se diz ter encontrado uma virgem num barco de pedra neste ponto da Costa da Morte. 

A própria igreja tem vista para o oceano e é um ponto chave na rota de peregrinação do Caminho de Santiago. Infelizmente, foi atingido por um raio, em 2013 e parcialmente destruído, mas foi reconstruído em 2015. Virxe da Barca é imperdível se for espiritual, além de que a sua posição privilegiada nas falésias o torna num local excelente para fotografias. 

Recorde atualizar-se sobre as regras da estrada antes de partir para a sua viagem de automóvel em Espanha. Precisa de mais inspiração sobre o que ver e fazer neste ensolarado país? Continue para norte, a partir da Galiza para iniciar uma incrível viagem pelo País Basco!

 

Consulte outros artigos

Mais Europcar