Europcar

A melhor viagem de automóvel pela revolução Francesa

The Ultimate French Revolution Road Trip Fortress Fort Saint Jean In Marseille2754323 1920 Hero

Não se cansa da saborosa culinária de França e das suas encantadoras cidades? Achamos que uma das melhores formas de absorver o máximo possível é partir para uma viagem por todo o país. 

Considera-se um explorador que precisa de um toque um pouco mais histórico? Terá imensas opções de cidades, vilas e campos de batalha repletos de histórias fascinantes do passado. Além de poder fazer uma viagem pelos castelos mais luxuosos de França ou descer a Rota Napoleão, porque não embarcar numa viagem épica que o levará aos principais locais associados à Revolução Francesa?

Em primeiro lugar, o que foi a Revolução Francesa?

Ok, está na altura de uma rápida lição de história. Basicamente, a revolução francesa foi exatamente isso. Uma revolução. Este grande evento revolucionou completamente a forma como o país era administrado. A pista está no nome, certo?

Na altura, havia uma lacuna enorme entre ricos e pobres. Luís XVI era o rei e de facto não tinha grande reputação na administração do dinheiro da nação. O povo de França cansou-se e acabou por se revoltar contra ele, em 1789. Foi bastante sombrio – com meses de tumultos e batalhas sangrentas até Napoleão Bonaparte assumir o controlo, em 1799.

Numerosas causas e eventos levaram à trágica execução da família real de França e à convulsão política de toda a nação. E a melhor forma de aprender tudo sobre isto? Uma viagem com o tema da Revolução Francesa, é claro! Aqui estão alguns lugares imperdíveis para parar ao longo do caminho…

Para mais pontos de referência da Revolução Francesa daquilo que pode imaginar, Paris é sua amiga número um

Não pode fazer uma viagem pelos monumentos revolucionários de França sem reservar bastante tempo para explorar Paris!

A capital francesa esteve no centro da Revolução e é um ponto de partida óbvio para uma viagem. Antes de levantar o seu automóvel de aluguer, porque não viajar pela cidade de metro (ou a pé)? Pode mergulhar em destinos como a Place de Bastille – o local de uma prisão que foi invadida por uma multidão revolucionária em julho de 1789 – ou o Palais de Justice, onde o tribunal revolucionário se sentou e muitas figuras importantes (incluindo Maria Antonieta) foram presas.

Outra paragem essencial da Revolução Francesa em Paris é a Place de la Concorde. E é bastante sangrenta! Anteriormente chamada Place de la Revolution, a praça principal no extremo leste dos Champs-Élysées recebeu inúmeras execuções públicas – incluindo Luís XVI, a sua mulher e a sua irmã.

Aventure-se em Versailles para sentir o gostinho do luxo real

Depois de assinalar todos os marcos da Revolução Francesa que pode em Paris, porque não fazer a viagem de 22 km para Sul até Versalhes?

Sem dúvida, já ouviu falar de Versalhes. Este elegante subúrbio já foi cercado por uma vegetação deslumbrante e é mais conhecido pelo seu palácio real incrivelmente luxuoso. O palácio de Versailles está fortemente ligado à Revolução, pois foi a luxuosa casa da família do rei Luís e da sua notoriamente extravagante mulher, Maria Antonieta.

Porque não passear pelos seus elegantes corredores ou dançar um pouco no impressionante Salão dos Espelhos? E não deixe de ver os aposentos onde o casal real dormia antes de ser preso, arrastado para Paris e executado na guilhotina em 1793.

 

The Ultimate French Revolution Road Trip Shutterstock 672126487
Place d'Armes, 78000 Versalhes

Faça uma paragem em Bordeaux para degustar vinhos e monumentos de guerra icónicos. 

Além de ser um ponto de partida para uma das principais regiões vinícolas de França, a cidade de Bordeaux é também a localização do Monument aux Girondins.

Encontrá-lo-á na Place des Quinconces. Basta olhar para a pequena Estátua da Liberdade que fica no topo da sua alta coluna branca! E a aula de história? O monumento homenageia os girondinos de França: um grupo político com sede em Bordeaux que apoiou a Revolução Francesa.

É também um dos pontos turísticos mais atraentes da cidade de Bordeaux e uma obra de arte, graças às magníficas figuras esculpidas e ao lago na base.

Vá até Marselha para conhecer factos fascinantes numa fortaleza que se transformou em prisão de guerra revolucionária 

Outro castelo intimamente ligado à Revolução Francesa é o Forte Saint-Jean. Localizado na costa sul, avistá-lo-á pairando sobre a entrada do porto antigo de Marselha.

Construído por Luís XIV (também conhecido como Rei Sol) em 1660 para supostamente proteger a cidade das invasões, de facto foi utilizado para ajudar a subjugar os habitantes locais que começaram a voltar-se contra o governador.

Se avançarmos rapidamente para a Revolução Francesa, a poderosa estrutura foi tomada pelos rebeldes e transformada em prisão. Algum prisioneiro famoso? Os seus ocupantes mais famosos foram Luís Filipe II (primo do rei) e os seus filhos, que originalmente apoiaram a revolução, mas foram executados durante a dramática era do Reinado do Terror.

Hoje, além de ter um miradouro impressionante, o Forte Saint-Jean faz parte do Museu das Civilizações Europeias e Mediterrânicas e pode passear pelos seus interiores centenários.

Siga os passos de uma das figuras mais famosas da Revolução Francesa na Córsega

Já ouviu falar de um tipo chamado Napoleão Bonaparte? Pensámos que sim. Antes de se tornar Imperador de França, dar início às Guerras Napoleónicas e ser derrotado pelo Duque de Wellington na Batalha de Waterloo, o destemido Napoleão desempenhou um papel importante na Revolução Francesa.

Quer um pouco de história e também um pouco de sol? Um dos mais famosos – e mais idílicos – locais associados a Napoleão é a ilha de sonho da Córsega, próxima da costa sul de França.

Para prosseguir a sua viagem de automóvel, tudo o que tem de fazer é meter-se num ferryboat em Marselha e fazer um cruzeiro em redor da ilha. A Córsega é o local de nascimento de Napoleão e está repleta de marcos que ajudam a construir uma imagem do homem que foi suficientemente corajoso para se tornar governante de França.

Quer descobrir mais? Encontrará várias rotas de viagens de automóvel que pode fazer, incluindo uma à volta de Ajácio para ver a sua casa de infância – a Maison Bonaparte de três andares – e a Catedral de Ajácio, onde foi batizado em 1771.

Adora mergulhar na história nas suas férias de automóvel? Encontrará belos locais históricos e reminiscências de eras passadas em todos os países do mundo! Porque não descobrir ligações reais na floresta de Fontainebleau, saborear o seu caminho pelas antigas vinhas de Champagne ou dar um salto à Alemanha para uma viagem ao longo da sonhadora rota Romântica?

The Ultimate French Revolution Road Trip Shutterstock 222645925
Consulte outros artigos

Mais Europcar