Europcar

Encha a sua taça com champanhe: Uma viagem à região vinícola mais famosa do mundo

Fill Your Flute In Champagne Hero Shutterstock 475770976

Belas vinhas até onde o olhar alcança e muitas oportunidades para uma taça de espumante atrevida – o que há para não gostar em Champanhe?! Esta pitoresca província no centro de França é famosa pelos seus vinhos espumantes e produz algumas das melhores garrafas do mundo há mais de 300 anos. 

É, inegavelmente, um destino fantástico para uma viagem só para adultos. Tem filhos ou abstémios a reboque? Temos algumas excelentes sugestões sobre coisas para ver e fazer além das lindas vinhas da região…

Mas, vamos ao que interessa. Então, onde posso provar um pouco de champanhe na Champagne?

A região de Champagne é muito vasta e pode ser difícil saber por onde começar, se estiver de visita pela primeira vez. Portanto, antes de começar a sonhar uma infinidade de taças, vale a pena planear a sua viagem. 

A província está dividida em cinco áreas vinícolas principais, cada uma produzindo diferentes variedades de espumante. Se não tem tempo para conhecer todas elas, porque não escolher a melhor conforme o seu gosto? Vamos dar-lhe uma pequena ajuda.  

Se a sua cara-metade não consegue resistir a uma taça de Chardonnay, configure o navegador para a Côte des Blancs

Localizada nos arredores de Epernay e no Vale do Marne, a Côte des Blancs é uma das áreas vinícolas mais prestigiadas de Champagne. É também onde algumas das maiores marcas do mundo vão buscar as suas uvas Chardonnay. Pense em Möet, Chandon e Veuve Clicquot. Uau. 

Se quiser fugir das multidões, vá a Aube

A região vinícola de Aube produz cerca de 25% do champanhe da província, mas ainda é um pequeno segredo. Poderá ter de viajar um pouco mais para chegar até lá, mas vale a pena se quiser visitar uma vinha que produz pequenos lotes de champanhe artesanal. E, convenhamos, quem não gosta? 

À procura de um local privilegiado para uma sessão de degustação? Côte des Bars mesmo junto a Troyes não o dececionará. 

Se o pinot chama por si, o Vallée de la Marne é onde deve ir

Adora um pouco de pinot? Esta área exuberante espalha-se em redor do rio Marne e as suas vinhas são na sua maioria maduras, com uvas pinot meunier. Geralmente, são misturadas com pinot noir para produzir deliciosas garrafas de champanhe blanc des noirs. Gosta do seu espumante ousado e frutado? Reserve uma degustação numa das casas de champanhe da Vallée de la Marne. 

Se adora vintage, Montagne de Reims é para si

Gosta de um vinho encorpado com alguns anos? Montagne de Reims é conhecida pelos seus champanhes vintage, produzidos, principalmente, com uvas pinot noir. A impressionante área montanhosa está ensanduichada entre Reims e Epernay, com muitas aldeias históricas que produzem champanhe há décadas.

Fill Your Flute In Champagne Shutterstock 1169793358

Se gosta de estar na vanguarda, visite Côte de Sézanne

Quer algo um pouco mais moderno? Situada ao lado da Côte des Blancs, esta área vinícola mais pequena não é tão antiga quanto as outras, mas ainda produz alguns vinhos muito bons. A maioria é feita de uvas Chardonnay que amadurecem completamente para um sabor particularmente rico e frutado. Pronto para evitar as multidões e ver uma área promissora? Côte de Sézanne é para si.

Conselhos importantes para a degustação de champanhe:

Para ter aquela sensação de taça na mão, tem de planear um pouco. 

 

 

Então e o motorista?

É o motorista eleito para a sua viagem de automóvel por Champagne? Não desespere ainda! A região oferece muito mais do que apenas vinho, e pode sempre comprar uma garrafa para beber depois…

Entretanto, os que não bebem e os menores de 18 anos do seu grupo podem ver outros tesouros da província. Porque não adicionar paragens ao seu itinerário por Champagne em:

Epernay para uma aula de produção de champanhe sem a degustação de bebidas

Ainda tem sede de mais diversão com o tema do vinho? Epernay é um paraíso para os apreciadores de champanhe e tem até uma rua que atravessa o seu centro, chamada Avenue de Champagne! Sim, há muitas casas de champanhe nessa rua, onde poderá ser tentado com uma bebida. Existe também o novíssimo Museu do Champagne, onde pode aprender tudo sobre a história da região na criação de vinhos espumantes fantásticos.

Troyes para o cenário perfeito para todas as suas publicações do Instagram

O seu Insta precisa de carinho? A parte antiga da cidade de Troyes, do século XVI, está repleta de belos edifícios com estrutura de madeira pintados em cores fortes. Estão mesmo a pedir para irem para o seu feed!

Reims para uma catedral que rivaliza com a Notre Dame de Paris 

Pensou que havia apenas uma Notre Dame? Construída no século XII e de arquitetura gótica, a Cathédrale Notre Dame de Reims foi o local escolhido para várias coroações reais ao longo dos séculos. Foi considerada pela UNESCO Património Mundial da Humanidade, nos anos 90 e é imperdível, seja de passagem, seja numa estadia na cidade. Pronto para testar a sua resistência? Porque não fazer uma visita à torre com mais de 250 degraus até uma visão panorâmica sobre os telhados de Reims?

Fill Your Flute In Champagne Shutterstock 1169793358

Lac du Der para um momento de regresso à natureza

Quer um pouco de paz e sossego longe do vinho? Este lago artificial está rodeado por densa floresta e localizado a 80 minutos de Troyes. É um paraíso absoluto para os amantes da natureza! Existem mais de 200 espécies diferentes de pássaros, bem como muitas opções para se exercitar. Porque não entrar na água de caiaque ou alugar uma bicicleta e pedalar pelos caminhos que circundam o lago?  

Chegar a Champagne

A província de Champagne está convenientemente localizada a algumas horas a este de Paris, tornando-se uma área incrível para explorar depois de acabar as compras e de passear na capital. Considere alugar um automóvel em Paris e delinear uma rota pelo campo para chegar até lá. Os melhores lugares para se basear para um passeio pela maior região vinícola do mundo são Epernay ou Reims, embora também encontre muito alojamento fora das cidades. 

Prepare-se para uma viagem épica consultando o nosso guia de condução em França. Pretende prolongar a estadia? Porque não explorar a Floresta de Fontainebleau a sul de Paris ou descer até Grenoble para começar a lendária Rota de Napoleão?

Consulte outros artigos

Mais Europcar