Europcar

Estradas com portagem de Portugal - Tudo o que precisa de saber

Portugal's Toll Roads Hero Shutterstock 1177758973 (1)

Adora o ensolarado Algarve? Ou talvez seja um surfista à espera de apanhar ondas nas praias de Peniche? Seja qual for o seu objetivo, torne a viagem em Portugal um pouco mais fácil, conhecendo o sistema de portagens nas estradas do país. 

Desde a localização destas estradas até à forma exata de pagar por elas, com este guia, ficará a saber tudo o que precisa sobre as estradas com portagem em Portugal. 

Em primeiro lugar, onde estão as estradas com portagem em Portugal?

Se está decidido a passar férias de automóvel em Portugal, será um prazer, dado que as cidades incríveis e a paisagem deslumbrante são de fácil acesso através de uma rede de estradas bem conservadas. Uma boa parte delas são estradas com portagem (conhecidas localmente como autoestradas), um sistema que provavelmente já encontrou no Reino Unido e noutros países europeus. 

A ideia por trás das estradas com portagem é pagar a utilização de uma parte de uma autoestrada, sendo o dinheiro arrecadado para o governo local para ajudar a pagar a sua manutenção. As estradas com portagem de Portugal são um pouco mais confusas do que a maioria devido ao facto de serem, em grande parte, eletrónicas. Existem inúmeras estradas com portagem que cruzam o país, no entanto, as principais incluem:

O que é uma estrada com portagem eletrónica?

Ao contrário de algumas estradas com portagem, onde encontrará cabines de vez em quando para pagar pela utilização da estrada, as estradas com portagem eletrónica permitem que pague a distância percorrida após concluir a viagem. 

Portugal's Toll Roads Shutterstock 295509989

Quanto terei de desembolsar para as utilizar?

Os preços das estradas com portagem em Portugal variam consoante o tipo de veículo que conduz e a distância a percorrer. Geralmente, quanto mais conduzir numa estrada com portagem, mais caro será. Por exemplo, se fizer a estrada com portagem A2 do Algarve para Lisboa, pagará pouco menos de 20 € em portagens. 

Como pago as portagens em Portugal?

Existem algumas formas diferentes de pagar as portagens nas estradas de Portugal. Para estradas que ainda não são eletrónicas, encontrará cabines onde poderá pagar em dinheiro ou com cartão de crédito/débito (note que nem todas as cabines aceitam cartões de bancos estrangeiros).

Nas estradas com portagem mais modernas, não existem cabines. Em vez disso, foram colocados sensores a intervalos regulares ao longo das estradas que registam quando entra e sai de uma estrada com portagem. Como paga a taxa depende se está a conduzir:

um automóvel registado em Portugal – As portagens podem ser pagas pessoalmente nos correios locais ou numa Payshop. Não as poderá pagar até terem decorrido 48 horas e, depois, terá apenas cinco dias para as pagar.  

Como alternativa, pode equipar o seu automóvel com um sensor (pergunte sobre o aluguer de um quando levantar o veículo), que pré-carrega com crédito. O sensor registará a utilização da estrada com portagem e deduzirá automaticamente o custo do seu crédito. Também lhe dá o direito a utilizar as faixas especiais “Via Verde” em qualquer cabine de portagem que possa encontrar durante as suas viagens.  

Um automóvel registado noutro país – Se estiver a fazer uma viagem épica pela Europa e alugou o seu automóvel noutro país, terá algumas opções no que diz respeito ao pagamento da portagem. Uma das opções mais fáceis, porém, é comprar um cartão de portagem na agência dos correios, posto de turismo, posto de serviço ou ponto de boas-vindas com portagem local. Adicionará crédito pré-pago ao cartão e ativá-lo-á através de uma mensagem de texto. Simples!

Portugal's Toll Roads Shutterstock 1351064786

Como posso verificar se o meu pagamento funcionou?

Preocupado com o que gastou? Felizmente, é muito fácil verificar se não tem nenhuma cobrança de portagem pendente. Basta ir ao Portal de pagamento das portagens de Portugal e introduzir informações da matrícula do seu automóvel. 

Quais são as vantagens de utilizar as estradas com portagem de Portugal?

 

 

Posso evitar as estradas com portagem de Portugal?

Não gosta de pagar pelas estradas onde conduz? Compreendemos. Felizmente, para cada estrada com portagem em Portugal, existe normalmente outro percurso que pode utilizar e que é totalmente gratuito. Porém, um aviso: as estradas sem portagem não são tão bem conservadas e geralmente são percursos mais longos. No entanto, se tiver tempo, podem ser excelentes opções e perfeitas para ver mais da deslumbrante paisagem rural de Portugal!

Verifique a lista das coisas a saber antes de uma viagem por Portugal

 

Agora que já sabe como pagar as estradas com portagem de Portugal, porque não planear uma viagem épica por este belo país no seu automóvel alugado? Consulte o nosso guia de descoberta do magnífico Vale do Douro para uma grande inspiração de viagem. 

See more articles

More from Europcar