Como verificar a pressão dos pneus antes de uma viagem

Como verificar a pressão dos pneus antes de uma viagem
Há um teste simples que faz toda a diferença antes de iniciar a viagem: a pressão dos pneus. Pneus devidamente calibrados melhoram a segurança na estrada, a economia de combustível e o conforto ao dirigir. Muitas vezes, os motoristas esquecem de realizar esse teste antes de partir.
Pressão baixa ou excessiva pode levar a um desgaste irregular, redução de aderência e até risco de estouro. Felizmente, monitorar a pressão dos pneus é simples e rápido. Abaixo estão os passos principais para uma viagem tranquila e segura.
Como verificar a pressão dos pneus usando um manómetro
Um pneu pode parecer bem calibrado, mas não se deixe enganar pelas aparências. Há apenas uma maneira certa de verificar: usando um manómetro de pressão de pneus. Aqui está a técnica:
- Encontre a pressão recomendada – Consulte o manual do proprietário ou a moldura da porta do condutor para as especificações do fabricante. A pressão provavelmente será expressa em PSI (libras por polegada quadrada).
- Use um manómetro de pressão de pneus – Remova a tampa da válvula e pressione o manómetro firmemente no pino da válvula. Você terá a leitura instantaneamente.
- Compare a leitura – Se o valor estiver abaixo do recomendado, o pneu precisa de mais ar. Se estiver muito alto, então é necessário liberar um pouco de ar.
- Verifique todos os quatro pneus – A pressão pode variar de pneu para pneu. E não se esqueça do pneu sobressalente!
Dica profissional
Verifique a pressão dos pneus quando estiverem frios, de preferência antes de conduzir. O calor da estrada pode fazer a pressão aumentar, levando a leituras imprecisas.

Fatores que afetam a pressão dos pneus
A pressão dos pneus não é algo que se faz uma vez e se esquece. Ela muda constantemente dependendo das condições climáticas, das condições da estrada e até mesmo do tempo. Se não acompanhar essas mudanças, terá má condução, aumento das despesas com combustível e desgaste prematuro dos pneus. Não se preocupe—uma vez que saiba o que precisa acompanhar, não terá problemas em manter-se atualizado.
Já acordou uma manhã e encontrou os pneus aparentemente vazios? Isso acontece porque as temperaturas frias contraem o ar e reduzem a pressão dos pneus. Cada queda de 10°F (-12°C) resulta na perda de 1 a 2 PSI—e isso é suficiente para afetar a travagem e a estabilidade. O clima quente faz o oposto: expande o ar e aumenta a pressão. Se estiver a conduzir em condições climáticas extremas, mantenha um olhar atento nas leituras!
Velocidades altas, cargas pesadas e viagens longas também afetam a pressão dos pneus. À medida que os pneus aquecem devido ao atrito, o ar dentro deles expande-se. Esse aumento temporário pode fazer o pneu parecer uma pedra—reduzindo a tração e o conforto geral. Tem passageiros extra ou está a carregar para as férias? Pode ser necessário reduzir um pouco a pressão para manter a viagem suave e segura.
Mesmo que o carro esteja apenas estacionado na garagem, os pneus perdem ar com o tempo—entre 1 e 2 PSI por mês. Por isso, deve verificá-los frequentemente, mesmo que não esteja a fazer viagens longas. E se estiver a subir para as montanhas, lembre-se de que a pressão do ar diminui à medida que sobe. Os seus pneus parecerão mais cheios do que o normal, então pode querer verificá-los novamente quando chegar.
Os seus pneus são a única coisa que toca na estrada. Mantê-los devidamente calibrados não é apenas uma questão de economizar dinheiro com gasolina—é sobre estar no controle, estar seguro e ter todas as milhas o mais suaves possível.
Como encher os pneus para alcançar a pressão correta
Agora que sabe a pressão correta para os seus pneus, a próxima coisa a fazer é garantir que estão calibrados. Boas notícias: é rápido e fácil e leva apenas alguns minutos—embora possa fazer uma grande diferença na sua segurança, economia de combustível e conforto geral.
Primeiro, remova o manómetro de pressão dos pneus ou use o que geralmente encontra na maioria dos postos de gasolina e faça a leitura atual do PSI. Se o nível de pressão estiver baixo, precisará dos serviços de um compressor de ar para encher o ar. A maioria dos postos de gasolina tem um, ou pode usar um portátil se preferir fazer a verificação em casa.
Para encher os pneus:
Remova a tampa da válvula e guarde-a num lugar seguro—por menor que seja, pode perdê-la!
Prenda a mangueira de ar firmemente no pino da válvula. Quando ouvir um som de assobio, gire o encaixe até que o som pare.
Adicione ar em rajadas curtas e verifique a pressão regularmente para evitar o excesso de enchimento.
Se tiver enchido demais o pneu, libere ar pressionando o pino de metal na válvula. Um simples toque será suficiente.
Depois de alcançar o PSI correto, deve substituir a tampa da válvula e repetir o processo para todos os quatro pneus.
Quando estiver a utilizar a bomba de ar no posto de gasolina, geralmente há uma função automática que desliga o fluxo de ar assim que a pressão correta for atingida—uma funcionalidade útil se não souber a quantidade de ar que precisa.
É melhor verificar e ajustar a pressão quando os pneus estão frios—ou seja, antes de começar a conduzir ou pelo menos três horas após o carro ter sido estacionado. Pneus quentes naturalmente mostram um PSI mais alto devido à expansão do calor, o que pode dar uma leitura falsa.
Bom saber
Se estiver a alugar o carro para a viagem, não terá preocupações com nada disso! A Europcar garante que todos os veículos que aluga são regularmente inspecionados e mantidos, por isso os pneus estarão sempre na pressão correta antes de partir. Encontre o seu aluguer aqui.
Sinais comuns de pressão inadequada nos pneus
Conduzir com a pressão dos pneus incorreta não é apenas inconveniente—também afeta a condução, a economia de combustível e até mesmo a sua segurança. Então, o que fazer se suspeitar que algo está errado antes que as coisas piorem? O seu carro geralmente avisa quando algo está errado, e ser capaz de identificar os sinais de alerta permitirá que tome medidas antes de ter que gastar dinheiro em reparos ou se encontrar em perigo.
Uma sensação de direção pesada ou lenta é um dos primeiros sinais de que os pneus estão descalibrados. Se o carro parecer lento ou como se estivesse a puxar quando tenta acelerar, ou se estiver a usar mais gasolina do que normalmente usaria, os pneus podem não ter ar suficiente. Pneus descalibrados também desgastam mais rapidamente as bordas externas, então terá que substituí-los mais cedo do que o esperado.
Por outro lado, pneus com ar em excesso fazem a condução ficar rígida e desconfortável. Se notar que o carro anda de forma incomum sobre pequenos solavancos ou falta de tração em estradas molhadas, o problema pode ser que há ar demais. Eventualmente, isso fará com que o pneu se desgaste de forma desigual no centro, diminuindo a tração e tornando a travagem de emergência menos eficaz.
Outro sinal de alerta é a luz do Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus no painel de instrumentos. Se a luz acender, tem pelo menos um pneu com problema de pressão. Alguns sistemas informam exatamente qual pneu tem o problema, enquanto outros dão apenas um aviso geral—então a coisa mais segura que pode fazer é verificar todos os pneus manualmente com um manómetro.
Se perceber que o carro desvia ligeiramente para um lado, a razão pode ser que um pneu tem menos pressão do que os outros. Isso causa um desequilíbrio na direção e torna as viagens longas cansativas. Em situações extremas, os pneus que estão severamente descalibrados têm potencial para estouros em altas velocidades.
Verificações regulares e ajustes rápidos ajudam a evitar esses problemas. Um pneu bem mantido não é apenas uma questão de desempenho—é uma questão de tranquilidade na estrada.
O que lembrar
- Verifique a pressão dos pneus com um manómetro – Não pode apenas olhar para o pneu. Faça a leitura com um manómetro de pressão de pneus.
- Verifique o PSI recomendado – Consulte a porta do condutor, o manual do proprietário ou a tampa do combustível.
- Verifique a pressão dos pneus quando estiverem frios – É mais preciso antes de conduzir ou após o carro ter estado parado por várias horas.
- A temperatura afeta a pressão – o tempo frio reduz o PSI, enquanto o calor o aumenta. Ajuste conforme necessário.
- Adicione ou libere ar conforme necessário – Encha ou libere ar usando um compressor de ar.
- Procure indicadores de aviso – Desgaste assimétrico, condução inadequada ou o aparecimento da luz TPMS indicam problemas de pressão.
- Inspeções regulares significam viagens mais seguras – Verifique a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês e antes de viagens longas.