Política de Privacidade Específica para o Europcar Premium Pick-Up (Portugal)

1. Quem trata os seus dados pessoais?

A EMobG Services Portugal, Unipessoal, Ldª, (ou “EMobG”) com sede na Rua dos Malhões, nº 2 - Piso 3 - Direito, Edifício Q 55 - D. Diniz, Quinta da Fonte, 2770-071 Paço de Arcos é a "Responsável pelo Tratamento" dos seus Dados Pessoais recolhidos e tratados para lhe oferecer o Europcar Premium Pick up (doravante os “Serviços”). Os termos “EMobG”, “nós”, "nos" ou “nosso” que utilizamos nesta política referem-se à EMobG Services Portugal, Unipessoal, Ldª. A EMobG Services Portugal, Unipessoal, Ldª é membro do Europcar Mobility Group. O termo "o nosso Grupo" refere-se ao Europcar Mobility Group. Quando você nos comunica Dados Pessoais ou quando recolhemos Dados Pessoais sobre si, comprometemo-nos a usá-los de acordo com esta Política.

2. Que Dados Pessoais recolhemos sobre si?

Como fornecedor de soluções de mobilidade, recolhemos e processamos várias categorias de Dados Pessoais de forma a lhe fornecer os nossos Serviços.
Por Dados Pessoais, entendemos não apenas os dados que o identificam diretamente, mas também os dados que o identificam indiretamente.
As categorias de Dados Pessoais que recolhemos no contexto dos nossos Serviços incluem o seguinte:
  • Os seus dados de identificação: apelido, nome, endereço de e-mail, número de telefone, endereço postal, data de nascimento, identificador de conta, documento de identidade;
  • A sua carat de condução;
  • Informações sobre a sua reserva de veículo.

3. Para que finalidades tratamos os seus Dados Pessoais?

Recolhemos e tratamos os seus Dados Pessoais para diversas finalidades e nas seguintes bases legais:
Finalidades do processamento
Base legal do processamento
A gestão da sua reserva e do seu contrato de aluguer, em particular para:
- o identificar;
- confirmar a entrega das chaves do carro através de um automatismo (seleção do idioma, leitura do código ou número de confirmação da reserva, seleção do carro, recolha das chaves);
- informar sobre a sua reserva e o seu contrato de aluguer;
- investigação de potenciais incidentes durante o levantamento do veículo
Estas atividades de processamento são necessárias para a execução do contrato de serviços de aluguer que celebra connosco.
Comunicar consigo para lembrar como funciona o processo de verificação dos seus documentos.
Esta atividade de processamento é necessária com vista ao nosso legítimo interesse em garantir que o nosso processo de verificação on-line esteja a funcionar sem problemas.
Verificação do seu documento de identidade.
Este processamento é baseado no nosso legítimo interesse em identificar e verificar a identidade dos nossos condutores.

4. Quem são os destinatários dos seus Dados Pessoais?

4.1 Categorias de destinatários
Se necessário, os seus dados pessoais poderão ser comunicados:
a. aos nossos funcionários, aos nossos representantes autorizados, outras empresas do nosso Grupo e à nossa rede de franqueados, aos nossos agentes e intermediários autorizados a lhe fornecer os nossos Serviços;
b. aos nossos subcontratados, em particular aos nossos provedores de serviços de TI para fins de alojamento, manutenção ou desenvolvimento, que nos ajudam a lhe fornecer os nossos Serviços. Podem ser entidades que fazem parte do nosso Grupo ou prestadores de serviços externos.
4.2 Transferências internacionais
De modo a lhe fornecer os nossos Serviços, podemos usar provedores de serviços localizados fora da União Europeia (em particular nos Estados Unidos, Reino Unido, Marrocos, Israel e Turquia). No caso do veículo ser reservado no estrangeiro, as transferências de dados serão efetuadas no país em questão, de forma a podermos disponibilizar-lhe as nossas soluções de mobilidade.
Dependendo das suposições, alguns destinatários podem estar localizados em países reconhecidos pela Comissão Europeia como fornecendo um nível adequado de proteção de dados pessoais ou em países que não foram reconhecidos pela Comissão Europeia como fornecendo tal nível de proteção. De qualquer forma, implementamos medidas de proteção apropriadas para proteger os seus dados pessoais de acordo com os regulamentos de proteção de dados.

5. Por quanto tempo mantemos os seus Dados Pessoais?

Os seus dados pessoais são conservados por diferentes períodos de tempo, consoante as finalidades do tratamento em causa:
Finalidades do processamento
Períodos de retenção dos dados
A gestão do seu contrato de reserva e aluguer, em particular para:
- o identificar;
- confirmar a entrega das chaves do carro através de um automatismo (seleção do idioma, leitura do código ou número de confirmação da reserva, seleção do carro, recolha das chaves);
- informar sobre a sua reserva e o seu contrato de aluguer;
- investigação de possíveis incidentes durante o levantamento do veículo.
Por 5 anos após o término da reserva.
Comunicar consigo para lembrar como funciona o processo de verificação dos seus documentos.
Por 3 anos após o nosso último contato..
Verificação do seu documento de identidade.
A imagem do documento de identidade é conservada durante 6 meses desde a sua recolha e a informação sobre a validação é conservada até à caducidade do documento de identidade.

6. Que direitos pode exercer relativamente ao tratamento dos seus Dados Pessoais?

Dentro dos limites e condições permitidos pela regulamentação em vigor, pode:
  • aceder aos seus Dados Pessoais e obter mais informações sobre as características do tratamento que efetuamos;
  • ter os seus Dados Pessoais corrigidos, atualizados e eliminados, sendo especificado que a eliminação só pode ser efetuada quando (i) os dados já não forem necessários relativamente às finalidades para as quais foram tratados, (ii) retirar o seu consentimento e não existir outro fundamento legal para o tratamento, (iii) se opuser ao tratamento dos seus dados pessoais e não existir motivo legítimo imperioso para o tratamento (iv) for comprovado que os seus dados pessoais foram tratados de forma ilícita, (v) os dados pessoais tiverem de ser eliminados para cumprimento de uma das nossas obrigações legais;
  • opor-se ao processamento dos seus dados pessoais pelos seus próprios motivos;
  • opor-se ao processamento dos seus dados pessoais para fins de prospeção comercial;
  • receber os dados pessoais que nos forneceu ou solicitar que os transmitamos a terceiros quando o tratamento dos seus dados pessoais (i) tiver sido efetuado por meios automatizados e (ii) se basear no seu consentimento ou na execução de um contrato que nos vincule;
  • solicitar a limitação do tratamento dos seus Dados Pessoais, o que significa que não poderemos utilizar os seus Dados Pessoais por um período de tempo definido. Pode exercer este direito quando:
a) contestar a exatidão dos seus dados pessoais durante um período de tempo que nos permita verificar essa mesma exatidão;
b) o processamento de dados pessoais é ilegal e se opõe à eliminação dos seus dados pessoais e, em vez disso, exige que o seu uso seja restrito;
c) já não precisamos mais dos seus Dados Pessoais, mas eles ainda são necessários para o estabelecimento, exercício ou defesa de reivindicações legais;
d) opõe-se ao tratamento por motivos relacionados com a sua situação particular, enquanto verificamos se os motivos legítimos prosseguidos pela EMobG Services Portugal, Unipessoal, Ldª prevalecem sobre os seus.
  • retirar o seu consentimento para o tratamento com base no seu consentimento;
  • apresentar uma reclamação a uma Autoridade de Supervisão. Em Portugal, a Autoridade Supervisora é a Comissão Nacional de Protecção de Dados, localizada na Av. D. Carlos I, 134 - 1.º 1200-651 Lisboa ou no site: https://www.cnpd.pt/.

7. Como você exerce seus direitos?

Se desejar saber mais sobre as disposições desta política de privacidade ou entrar em contato com nosso Responsável pela Proteção de Dados, também pode escrever para o seguinte endereço:
EMobG Services Portugal, Unipessoal, Rua dos Malhões, nº 2 - Piso 3 - Direito, Edifício Q 55 - D. Diniz, Quinta da Fonte, 2770-071 Paço de Arcos or by email to: dpo@europcar.com
Para exercer os seus direitos, deve provar a sua identidade indicando claramente o seu apelido, nomes próprios, Driver ID e qualquer informação útil que nos permita identificá-lo (como o local e a data do último aluguer de veículo). Também nos deve fornecer o endereço de e-mail ou o endereço físico para o qual deseja que a resposta lhe seja enviada.

8. Alterações a esta Política de Privacidade

Esta Política de Privacidade foi atualizada pela última vez em 02.08.2021.