Europcar

10 temas de conversa para falar com um cliente quando estão presos no meio do trânsito

Happy Business Colleagues Going On A Trip By Car.

Estar num carro com um cliente não tem de ser estranho ou aborrecido. A seguir encontra as nossas sugestões para aligeirar o ambiente e divertir-se enquanto conduz no seu carro de aluguer.

Aposte nas crianças

É uma boa maneira de criar laços. Vamos pensar que o seu cliente tem orgulho nos próprios filhos e vai falar extensivamente sobre os seus vários feitos. Mas não revire os olhos quando o seu cliente se gabar da paixão do jovem Kevin por lutas de escaravelhos. 

Política é um assunto proibido, mas a cultura tem luz verde

Tal como num jantar de Natal, não vai querer abordar assuntos sensíveis sobre política ou religião. É um território espinhoso e sensível. Em vez disso, pode trocar pontos de vista sobre o último livro que leu ou sobre a última série que viu. Podem não concordar, mas pelo menos não vão despistar-se.

Partilhe boas memórias

Não importa a sua idade, género ou cor de cabelo, todos temos uma coisa em comum: planear as próximas férias. Pergunte-lhe sobre os planos para o futuro, o seu cliente vai sorrir de orelha a orelha, não temos dúvidas. E se ainda não tiver planos pode falar sobre as melhores férias que já teve. O seu cliente vai adorar partilhar essas memórias.

Business People Carpooling And Discussing Paperwork In Car

Dê as boas-vindas à “geração miau”

Se o seu cliente é suficientemente novo para saber o que é um “meme”, poderá falar sobre o último vídeo, meme ou GIF viral que viu. O seu nível de interesse vai aumentar de certeza.

Preparado para ser surpreendido? 

Qual é o seu passatempo? Aqui está outro tópico de conversa. Provavelmente o seu cliente vai sentir-se elogiado pelo seu interesse e você poderá surpreender-se ao descobrir que esta pessoa aprumada sentada ao seu lado no carro adora concursos de cães.

Pergunte-lhe sobre os seus gostos pessoais

Dependendo da relação que tem com este cliente, faça-lhe perguntas tolas, que é uma boa maneira de se rirem. Rolling Stones ou Beatles? Ananás na pizza: definitivamente sim ou um total absurdo?

Quando estiverem no carro, fale sobre carros

Não tem de ser algo técnico, mas pode falar-lhe sobre a sua última viagem de carro que fez recentemente quando alugou um carro na Grécia e o seu cliente poderá falar sobre o primeiro carro que comprou quando ainda estudava.

Couple Driving And Using A Gps While Pointing Their Way

Crie laços através da gastronomia

A comida é um excelente tópico de conversa porque toda a gente adora comer, certo? Pergunte-lhe sobre a comida preferida, o melhor restaurante ou a pior comida que já provou.

Até pode gabar-se

Digamos que está a conduzir em Praga e é entendido em arquitetura. Fale-lhe sobre o Palácio de Kinksy ou o significado artístico da Ponte de Čechův, não só o seu cliente vai conhecer uma faceta sua, como vai ter histórias interessantes para contar quando regressar a casa.

Faça-o rir 

Falar sobre as últimas notícias pode ser delicado e até mesmo deprimente. Para manter a conversa ligeira pode partilhar notícias pouco habituais e histórias divertidas que leu recentemente, como esta: “Feminista perturba horário de alimentação de porco espírita”. Sinceramente, quem consegue ficar sério a ouvir isto?

See more articles

More from Europcar