Europcar

O magnífico Vale do Douro: Oito razões pelas quais deve visitar

The Magnificent Douro Valley Hero Shutterstock 711102322

Localizado a uma curta distância da cidade litoral histórica do Porto, o Vale do Douro é uma região vinícola de visita obrigatória para os adeptos do vinho! Se não bebe ou está de férias com crianças, mesmo assim existem muitas outras imagens e sons a absorver nesta ensolarada parte do norte de Portugal. 

Se pretender saber exatamente quais são os principais pontos deste cenário, eis oito fantásticas razões pelas quais considerar uma viagem de automóvel pelo Vale do Douro:

 

 

Uma das razões principais para colocar este vale luxuriante no seu itinerário são, obviamente, as suas vinhas! O Vale do Douro é famoso por ser a região vinícola demarcada mais antiga (o que significa que possui limites rígidos) no planeta e grande parte foi mesmo declarado Património Mundial da UNESCO em 2001. 

Belas paisagens, uvas exuberantes e vinhos maravilhosos! 

Dezenas de vinícolas (conhecidas localmente como quintas) pontilham a região, muitas delas produzindo o vinho mais famoso do país – o vinho do Porto, rico e doce. Porque não reservar uma excursão de degustação para o provar mesmo na origem? 

 

 

Quer seja um apreciador de vinho ou não, a colcha de retalhos das vinhas em socalcos do Vale do Douro é um verdadeiro espetáculo para os olhos. Se pretender ver tudo o que o vale tem para oferecer em termos de paisagem, vá para lugares como o Miradouro de São Leonardo da Galafura e encha-se de fotografias boas para o Instagram. É o ponto mais alto do vale e, em dias limpos, é possível contemplar quilómetros em todas as direções!

 

 

Adora um bom cruzeiro? Se sabe que a única forma para aproveitar as férias é passar algum tempo ao sol em cima de água, faça um passeio de barco ao longo do rio Douro. De longe, uma das formas mais memoráveis de ver o vale. Poderá contar com espreguiçadeiras e uma boa viagem num dia ao sol. 

Pode escolher diversas opções diferentes, desde um cruzeiro de um dia a partir do Porto, com paragens nas principais cidades e vilas históricas vinícolas, a uma viagem romântica de degustação de vinhos com a sua cara-metade durante apenas algumas horas. Esta poderá não ser a melhor opção se levar crianças! 

Existem inúmeros passeios que partem do Pinhão, também no coração do vale, incluindo cruzeiros rápidos de uma hora para quem tem pouco tempo. Se prefere descer o Douro de uma forma mais invulgar, porque não alugar caiaques ou canoas? Claramente, algo que as crianças vão adorar!

The Magnificent Douro Valley Shutterstock 711102322

 

 

As cidades costeiras de Portugal podem ser famosas pelos seus mariscos, mas as regiões do interior, tais como o Vale do Douro, também apresentam igualmente alguns pratos de fazer água na boca. 

Muitas das quintas vinícolas e tascas da região servem especialidades rurais tais como a feijoada – um guisado reconfortante feito de feijão, carne ou cogumelos. Mas, está de férias, pelo que é altura de se cuidar. E o Vale do Douro dá-lhe realmente a oportunidade de o fazer, reservando uma mesa num dos modernos e elegantes restaurantes do Douro, tal como o DOC – Chef Rui Paula, com uma estela Michelin, junto ao rio, na Folgosa. Extremamente requintado! 

Se for uma pessoa do tipo piquenique – e poderá ter de ser após algumas noites em restaurantes com estrelas Michelin – a Quinta do Bomfim, a uma curta distância de automóvel do Pinhão, é conhecida por preparar saborosos cestos de viagem completos com as suas próprias garrafas de vinho. 

 

 

O Vale do Douro possui imensas aldeias tradicionais que parecem quase suspensas no tempo. Para além das cidades, tais como a Régua, existem seis grandes aldeias vinhateiras a explorar, todas com fortes ligações ao património vinícola da região. 

Visite a bela Provesende e admire as casas antigas, as mansões majestosas e a sua praça de paralelepípedos, onde encontrará uma padaria com 80 anos de idade que cria um dos melhores pães fora de Lisboa. Confie, tem mesmo de ver. Barcos apresenta imensos pontos históricos, dado ser, anteriormente, a principal cidade do distrito, enquanto Favaios abriga uma grande adega cooperativa onde pode desfrutar de passeios, degustações e pratos de vinho e queijos exuberantes. Mmm, vinho e queijo! 

 

 

Com tantas paisagens deslumbrantes em redor, seria uma pena não desfrutar de um passeio tranquilo durante a sua visita ao Vale do Douro. E, provavelmente, vai precisar depois de tantas horas passadas nas quintas!  

Não há melhor forma de resolver isto do que ir diretamente para o Parque Natural do Douro Internacional. É um dos treze Parques Nacionais de Portugal e está situado no ponto mais oriental do vale e mesmo na fronteira com Espanha. Abriga mais de 100 espécies de aves em vias de extinção, como, por exemplo, as águias douradas e os abutres egípcios! Além disso, o cenário dramático do vale parece algo saído do Velho Oeste. 

The Magnificent Douro Valley Hero Shutterstock 711102322
Consulte outros artigos

Mais Europcar